quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Património mundial



Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4



1.


O Taj Mahal, monumento arquitectónico considerado Património da Humanidade, tem sido alvo de acesa controvérsia. Os descendentes do Imperador Shah Jahan, reclamam para si a propriedade e, ameaçam juridicamente o Governo Indiano de usurpação e abuso de poder.





Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?














Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4



2.


O ministério da Cultura de Itália declarou que a reutilização do Coliseu de Roma é um facto indiscutível. A sua reestruturação vai no sentido de uma rentabilização do edifício e da área envolvente, prevendo-se a sua passagem para um Centro de escritórios, ligado à actividade económica.





Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?


















Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4



3.

A descoberta de petróleo perto das Pirâmides de Gizé, tem aberto a discussão sobre a impossibilidade da sua preservação deste monumento.
A actual crise mundial de energia é um problema económico e político dos masi agudos da actualidade. Sendo o petróleo uma fonte de energia indispensável para a necessidades e desenvolvimento dos países, os dirigentes dos vários países consideram não existir qualquer tipo de constrangimento que impeça a destruição deste património.



Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?















Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4






4.


A localização e a exploração turística da Torre Eiffel, torre de aço, considerado o símbolo de toda a França, vai sofrer uma reestruturação profunda e ser aproveitada para a construção de uma zona comercial. A torre é visitada por seis milhões de pessoas, os quais passarão a constituir uma fonte de rendimento para os cofres do município de Paris.




Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?












Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4





5.


A estátua de Cristo Redentor, com cerca de 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado, com vista sobre o
Rio de Janeiro. A estátua tornou-se o símbolo de profundas altercações entre movimentos religiosos, nacionais e internacionais, tornando-se urgente a sua demolição.
O presidente Lula da Silva esteve reunido com representantes de diversos países para definir o projecto arquitectónico que irá substituir o Cristo Redentor.



Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?












Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4



6.

No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazónica e acima do rio Urbana.
A localização privilegiada de Machu Picchu, tornou este local uma atracção, sobretudo dos investidores imobiliários. Os projectos apresentados visam transformar Machu Picchu numa zona residencial de condomínios fechados.





Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?













Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4




7.

Já aconteceu no passado e volta a acontecer, para fazer face aos problemas de alojamento de uma população sempre a crescer o governo chinês autorizou a demolição de uma parte significativa da grande muralha. As pedras serão utilizadas para a construção de habitações.




Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?














Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4





8.

O governo inglês pondera a possibilidade de construção uma grande auto-estrada no sul do país. O actual traçado implica a destruição do fabuloso templo de Stonehenge.





Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?
















Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4





9.

O governo francês anunciou o encerramento do museu do Louvre. Em consequência de uma gestão danosa que acumulou grandes prejuízos não resta alternativa senão encerrar o museu e leiloar as obras de arte para fazer face às dívidas.




Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?














Escola Secundária de Barcelinhos
Disciplina de C.P.
EFA/Secundário
Dr4





10.

Acrópole será demolida. Estudos geológicos demonstram que no sub-solo da actual estrutura grega se encontra a maior reserva de ouro do mundo. O governo grego pensa que será de vital importância para o desenvolvimento económico do país a exploração de tal riqueza.




Com base na notícia, elabora uma reflexão que considere as seguintes questões:

Uma notícia como esta terá fundamento?
Será possível um Estado, um governo uma nação tomar este tipo de atitudes?
O que é que a Humanidade perde com esta situação?
Por que é que reconhecemos que determinadas realizações humanas são inalianáveis?
O que é que elas têm de especial?
Qual o papel que uma organização como a UNESCO pode desempenhar neste contexto?




Nenhum comentário: